Afinal, o que é cerveja artesanal?

Por Malteiros      03/05/2018 14:34:04    
Diferente das cervejas mais comuns no Brasil (American Lager), do tipo Pilsen de cor amarelo, malte, cereais não malteados (milho, essencialmente) e quase nada de aroma e amargor dos lúpulos, as cervejas  artesanais são cervejas produzidas com foco na variedade de sabores e estilos, utilizando técnicas e receitas das mais diversas. Quase sempre são produzidas em pequenas quantidades, por empresas pequenas, que atendem localmente.  As cervejas artesanais cada vez mais vêm conquistando o mercado, atualmente muitos são os bares que reservam espaços específicos para este tipo de cerveja para quem gosta de apreciar novos e exclusivos sabores da bebida. Em países como os Estados Unidos, o volume de cerveja artesanal somado já ultrapassa o volume produzido pelas grandes marcas.

Processo de fabricação:
Seu processo de produção é mais lento que as cervejas massificadas, devido os produtores respeitarem todo o período de fermentação e maturação da cerveja, sem adição de produtos químicos para acelerá-los, além de utilizar matérias primas importadas em sua composição. Com essas informações é possível concluir o porquê as cervejas artesanais tem um custo mais elevado do que as industrializadas.

A cerveja necessita de alguns ingredientes para sua produção: malte, lúpulo, fermentadores e água.

MOAGEM
A moagem é o primeiro passo para produção de cerveja. Nesta etapa, a casca dos grãos são quebradas e o amido será exposto.

BRASSAGEM
Seguindo o processo de produção, após a moagem e exposição do amido, é feita a brassagem, favorecendo a atuação de enzimas na quebra de açúcares não fermentáveis em fermentáveis. Esse processo de brassagem possui quatro etapas: mosturação, filtração, fervura e resfriamento.

FERMENTAÇÃO
Dura de 5 a 10 dias. Nesta etapa inicia-se a inoculação de leveduras, o consumo de açúcares fermentáveis e a produção do gás carbônico, álcool e alguns ácidos orgânicos, tudo com um bom controle de temperatura
 
MATURAÇÃO
Aqui ocorre o amadurecimento dos compostos responsáveis pelo aroma, sabor e formação de ésteres, pode durar em média 10 dias. Aqui a cerveja adquire suas características
 
ENVASE
Este é processo final, que precisa ser bem realizado para evitar contato da cerveja com oxigênio do ar para evitar alterações no paladar, turbidez e coloração da bebida.

Comente

2018 - Malteiros - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas