Os 4 ingredientes básicos de todas as cervejas

Por Malteiros      18/03/2017 14:56:37    
Há aproximadamente 8 mil anos, uma receita de pão deu errado na Mesopotâmia. Durante a fermentação, um pouco de água caiu na massa, atrapalhando todo o processo. Mas o que poderia ser apenas um desastre culinário se transformou, segundo a principal teoria dos historiadores, no ponto de partida para a criação de uma das bebidas mais apreciadas em todos os cantos do mundo. Sim, estamos falando da cerveja. Mal sabiam os sumérios responsáveis pela presepada que, milhares de anos depois, ela ganharia fama de “a bebida queridinha dos brasileiros”.
Conheça os quatro ingredientes básicos da bebida que é preferência nacional!
1. Lúpulo
A planta interfere nas características sensoriais. Quanto mais lúpulo na receita, mais amargo o líquido costuma ser. E também mais abastecido de antioxidantes.
2. Malte
Trata-se do grão germinado, seco e torrado – pode ser de cevada, trigo, centeio… A malteação estimula a formação de enzimas necessárias parafragmentar o amido do grão mais tarde.
3. Leveduras
Esses micro-organismos se alimentam do açúcar proveniente da quebra do amido, culminando na formação de álcool e gás carbônico. Também conferem sabor e aroma.
4. Água
Essencial para a fabricação da bebida, ela compõe cerca de 95% dacerveja comum. Os tipos mais fortes – aqueles com 10% de álcool, por exemplo -, tendem a ter menos água, claro.

Comente

2018 - Malteiros - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas